Wednesday, January 19, 2011

Os dois testemunhos de Fé Significando e condições

Em Nome de Allah O Clemente, O Misericordioso
Louvado seja Allah, aquele que tem toda a perfeição, a quem lhe corresponde os mais sublimes atributos. Eu testemunho que nada tem direito ser adorado exceto Allah sem sócios, e que Muhammad é seu Servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, sua família, companheiros e seguidores até o dia do juízo final.
Sendo que a pronúncia do testemunho de fé e praticá-lo corretamente é a pedra fundamental do Islam, e considerando que muitos membros da nação islâmica ignoram seus profundos significados e condições, acreditando que o objetivo é somente pronunciá-lo, e existindo também os que interpretam erroneamente, eu consenti em escrever esta pequena investigação para que se beneficiem aqueles que procuram a verdade e desejam estar e manterem-se no caminho correto.

Capítulo 1

As virtudes do testemunho
O leitor assíduo pode achar nos livros de hadices muitas declarações do Profeta sobre as virtudes e benefícios do testemunho de fé, e dos benefícios de quem a pronuncia, e as boas novas a quem pronunciá-lo com o ingresso no paraíso e a salvação na outra vida. Um exemplo disso é o hadiz que ele relaciona Ubadah ibn As-Samit que o Profeta disse:
“Quem diz: Testemunho que não há outra divindade alem de Allah, o único sem sócios, e que Muhammad é Seu servo e mensageiro, que Jesus é servo de Allah e filho de Sua serva e Sua palavra; que Ele concedeu a Maria, um espírito proveniente d’Ele, e que o Paraíso é real e o Inferno é real, Allah o ingressará ao Paraíso de acordo com suas obras”.
No sahih Muslim registra que Uthman narrou que o Profeta disse:
“Aquele que morre, sabendo que ninguém é digno de louvores exceto Allah entrará no paraíso”. (Registrado por Muslim).
Registra que Abu Huraira narrou que o Profeta disse:
“Quem encontra a Allah (depois da sua morte) com o testemunho que não existe ninguém merecedor dos louvores exceto Allah e que eu sou o Mensageiro de Allah, e não tenha dúvida alguma sobre o conteúdo da frase, entrará ao Paraíso”. (Registrado por Muslim).
Ubada ibn As-Samit narrou que o Profeta disse:
“Quem testemunhar que não existe nada digno de louvores exceto Allah, com sinceridade no coração, Allah evitará que caia no Fogo do Inferno”. (Registrado por Al-Bukhari).
Em outro hadiz:
“Allah proibiu o Fogo do Inferno para todo aquele que diga: Não existe nada merecedor dos louvores exceto Allah”. (Registrado por Muslim).
E em outra narração:
“Allah proibiu o Fogo do um Inferno para todo aquele que diga: Não existe nada merecedor de louvores exceto Allah, e diga isto desejando o rosto [e a complacência] de Allah". (Registrado por Muslim).
Todos estes hadices autênticos mencionam um benefício grandioso para quem pronuncie, e vive segundo estes dois testemunhos: A entrada a o paraíso e a salvação do fogo do inferno.
Em outro hadiz é mencionado à salvação do fogo para quem pronuncia seguinte o testemunho ao amanhecer ou ao entardecer de seu:
“Senhor meu, amanheço testemunhando porque creio em Ti, nos anjos que carregam teu Trono, nos Profetas que Tu enviaste, nos livros que revelaste, nos anjos, em toda sua criação, que Tu és Allah, não há nenhuma divindade digna de adoração exceto Tu, testemunho que Muhammad é Teu servo e mensageiro”.
Assim como também é mencionado em um Hadiz que é mais importante que toda a criação, registrado no sahih Muslim, de Abû Sa'îd Al-Khudrî que o Mensageiro de Allah disse:
“Moises (Musa ) disse: Oh Senhor! Ensina-me algo com que possa recordar e suplicar-te. E Allah respondeu: Ó Moises! diz: “Lâ ilâha illa Allah”. E Moises respondeu: Mas Senhor, todas tuas criaturas dizem isso. Então Ele respondeu: Moises! Se os sete céus e tudo que contém, menos Eu, e as sete terras forem postas em um prato de balança e “Lâ ilâha illa Allah” for posto noutro prato da balança, a balança se inclinaria para o prato que contém “La ilâha illa Allah”.
Imâm Ahmad transmitiu de ‘Abdullah Ibn ‘Amr que o Profeta disse:
“Quando o Noé (Nûh ) se encontrou frente à morte contou ao seu filho: Eu o recomendo que recordes sempre “Lâ ilâha illa Allah”, porque se os sete céus e as sete terras forem depositados em um dos pratos da balança e “Lâ ilâha illa Allah” for posto no outro, estes últimos inclinariam a balança. Se os sete céus e as sete terras fossem um anel sólido, “Lâ ilâha illa Allah” o quebraria”.
Narrou ‘Abdullah Ibn ‘Amr Ibn Al-‘As que o Mensageiro de Allah disse:
“No dia da Ressurreição, Allah trará uma pessoa da minha Ummah, exporá ante ele noventa nove registros (com suas obras). Cada um deles alcançará até onde a visão pode estender. Então Allah perguntará: Acaso negas algo do que há neles? Acaso te trataram injustamente meus registradores (os anjos encarregados de contabilizar as obras)? E a pessoa responderá: Não, meu Senhor. Allah o perguntará: Tens alguma desculpa (por não ter boas obras)? E ele responderá: Não meu Senhor! Então Allah lhe dirá: Olhe! Temos conservado uma boa obra tua conosco. Não haverá injustiças neste dia. Então Allah extrairá um cartão, e nele escrito: “Não há deus senão Allah e Muhammad é Seu servo e mensageiro”. Allah lhe dirá então: Comprove seu peso. E a pessoa responderá: Oh Senhor! Este papel (com seu peso escasso) não pode ser comparado com estes (imensos) registros. Allah observará: Não serás tratado injustamente. O Profeta agregou : Todas os registros serão colocados em um prato da balança e o cartão no outro prato. E, para Graça de Allah, o prato com os registros subirá enquanto o prato que contém este cartão pesará mais, porque nada tem mais peso que o nome de Allah” .
Todos estes textos provam que o sucesso nesta vida e na outra, correspondem para aqueles que pronunciam e praticam este testemunho. Mas também, estes textos devem ser compreendidos a luz daqueles condicionam estes benefícios, somente para aqueles que crêem no testemunho sinceramente e agem (ações) segundo ele, conhecendo suas condições, evidenciando-se nas suas obras e no seu comportamento.

Capítulo 2

O esforço pela causa deste testemunho
O mensageiro de Allah disse:
“Foi-me ordenado esforçar-me até (fazendo chegar a mensagem) até que as pessoas atestem que nada tem direito de ser adorado com exceção de Allah (Lâ ilâha illa Allah), estabeleçam o Salat (Oração) e pagamento de Zakat (Tributo para aos pobres). Se cumprirem com isto, sua vida e seus bens são sagrados com exceção do direito do Islam, e seu juízo corresponde só a Allah O Altíssimo”.
Em outra narração diz:
“... até que testemunhem que nada e nem ninguém tem direito de ser adorado com exceção de Allah, e crêem em mim e aquilo que me foi revelado”. (Registrado por Al-Bukhari e Muslim).
São muitos os hadices que evidenciam que o Profeta aceitava o testemunho da fé de pessoas quando o pronunciavam. É mencionado sobre a história de Islamização de Abu Darr al Gafari que disse:
“Fui ate o Profeta e lhe falei: Que a paz esteja com você, "testemunho nada merece ser adorado exceto Allah e tu és o mensageiro de Allah” e vi a alegria em seu rosto”.
Também se mencionada a história de Khalid Ibn Al-Ualid que disse:
“Fui ate o Profeta estava, o saudei e lhe disse: Testemunho que nada merece ser adorado exceto Allah e que tu és Seu mensageiro. Ele me respondeu: Louvado seja Allah que lhe guiou”.
Na história de Khalid ibn Sa’id ibn Al-A’s disse ao Profeta :
“Para o que convidas? Ele respondeu: Convido que testemunhes que somente Allah merece ser adorado, sem sócios, e que Muhammad é Seu servo e mensageiro, que abandones a idolatria de pedras que não ouvem, que não vêem e nem beneficiam. Khalid respondeu: Eu testemunho que nada merece ser adorado exceto Allah e que tu és Seu mensageiro”.
Muitas são as histórias de conversões ao Islam comprovando que a pronuncia o testemunho de fé completou a condição fundamental para pertencer à religião Islâmica, sendo sagradas sua vida e a sua integridade, a evidencia disto é que quando Usama matou em na batalha uma pessoa que ante a morte certa, havia pronunciado o testemunho de fé. E lhe disse Profeta :
“O mataste embora ele tenha pronunciado o testemunho de fé? Disse-lhe: Mensageiro de Allah, ele o disse somente por medo da morte. Porém me disse o Profeta : Por acaso abriste o coração dele para ver se estavas certo?” (Sahih Muslim).
Na narração feita por Jundub Al-Bajli diz:
“Alguém matou na batalha dois muçulmanos, e quando eu o enfrentei (e o venci) disse: Testemunho que nada merece ser adorado senão Allah. Então lhe disse o Profeta : “E o que farás no Dia do Juízo com este testemunho de fé?".
Ibn ‘Abbâs narrou que quando o Mensageiro de Allah enviou a Mu’âdh para Iêmen lhe disse:
“Há de chegar a uma comunidade do Povo do Livro. A primeira coisa a fazer é os convidar a dar o testemunho de que nada e nem ninguém deve ter o direito de ser adorado exceto Allah (segundo outra narração: e que acredite na unicidade de Allah) e que eu sou Seu servo e mensageiro”. (Al-Bukhari e Muslim).
São numerosos os hadices que evidenciam que era suficiente para o Profeta considerar uma pessoa muçulmana a pronuncia do testemunho de fé, e aplica na sua vida os preceitos do monoteísmo, afastando-se da idolatria, obedecendo Allah e o Seu Mensageiro em todos os atos de adoração, seguindo o exemplo do Mensageiro, porque quem pronunciava o testemunho eram os árabes e conheciam perfeitamente as condições de um testemunho desta categoria, compreendiam o significado da primeira negação e a afirmação posterior desta.
A primeira condição deste testemunho é o conhecimento do seu significado e suas ações devem estar acordo com ele. Allah diz em Alcorão:
               
“Então, sabe que não há deus senão Allah. E implora perdão para teu delito e para os crentes e para as crentes”. (47: 19).
E disse também :
             
“E os que eles (os incrédulos) invocam, além d’Ele, não possuem a intercessão, exceto os que testemunham a verdade, enquanto sabem”. (43: 86).
De acordo com isto é que devemos aceitar o testemunho de fé de toda a pessoa que o pronuncie, e analisaremos suas ações depois, se ele apega-se ao monoteísmo e aos ensinamentos islâmicos, então será um muçulmano que desfrutará de todos os direitos que os muçulmanos desfrutam e deverá cumprir todas as obrigações que pesam sobre os muçulmanos. Porem se ele contradiz os ensinamentos islâmicos, ou abandona as práticas e os ritos de adoração, negando sua obrigação, ou declara assuntos claramente permitidos e transformando-os proibidos no Islam, então este testemunho não o beneficiará em absoluto, como é o caso evidente de muitas pessoas em nossos dias, sejam pseudo-sábios, imitadores ou muçulmanos em geral. Muitas pessoas nestes últimos séculos e na atualidade especialmente sofreram a corrupção de doutrina e crenças, e foram afundados na ignorância das condições das obrigações do testemunho de fé, inclusive no seu significado lingüístico, já que muitos árabes ignoram o significado do testemunho de fé. Cometendo aquilo que contradiz sua pronunciação, resumido somente pronunciá-la por superstição, acreditando que deste modo salvarão suas almas e alcançarão a guia, sem que isto implique em rever suas crenças e suas ações de acordo com o testemunho.
É por isso que nós temos a necessidade extrema de comentar as condições deste testemunho, para mostrar o erro daqueles que acreditam que só em pronunciar-lo são muçulmanos perfeitos na sua fé e ações.

Capítulo 3

O significado do testemunho
Os sábios se esmeraram na explicação do testemunho de fé, por isso encontramos livros dedicados exclusivamente nesse assunto. Entre eles: O sheik Muhammad Ibn Abdul Uahab escreveu um livro na forma de perguntas e respostas com esse tópico. Também mencionou esse assunto no livro dele Kashf as-Shubuhat e seu livro Kitab At-Tauhid.
Disse o sheik Sulaiman ibn ‘Abdullah no seu livro Taisir Al-’Aziz Al-Hamid (pág. 53):
“O significado do “La illaha illa Allah”, é que nada merece ser adorado senão Allah, Único, sem sócios.”
Disse Allah no Alcorão sobre este significando:
               
“Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que: Não há outra divindade além de Mim. Adora-Me, e serve-Me!”. (21: 25).
E disse :
    •       
“Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Allah e afastai-vos do sedutor (Tagût)”. (16: 36).
Quer dizer que o significado da palavra Deus (ilah) significa, “quem merecem ser adorado (ma’bud)”, e por isso foi que quando o Profeta disse ao seu povo:
“Testemunhem que não há deus senão Allah”.
E lhe responderam como esta citado no Alcorão:
     •    
“Pretende, acaso, fazer de todos os deuses um só Deus? Em verdade, isto é algo assombroso!”. (38: 5).
                  
“Disseram-lhe: Vens, acaso, para fazer com que adoremos só a Allah e abandonarmos os que adoravam nossos pais?”. (7: 70).
Quer dizer que o Profeta os convidava para adorar somente Allah, e abandar todo o ato de idolatria dirigido a outros. Quer dizer que o testemunho de fé significa que a divindade corresponde somente a Allah, e dedicar qualquer ato de adoração a outro que não seja Allah, é uma injustiça e uma falsidade. Este testemunho implica, por conseguinte, negar a divindade de todo ser criado, e atribui-la somente a Allah.
Inclui este conceito qualquer ato de reverência e adoração que tem lugar no coração, embora não tenha uma manifestação externa, como a entrega, o apego e o amor devocional. Quer dizer que todo o ato de adoração do coração deve ser dedicado somente a Allah, sem sócios, porque que dedica algum destes atos a outro alem Allah, não é muçulmano, e sim, tornou-se um incrédulo, embora pronuncie o testemunho de fé.

Citações dos sábios, relativo ao significado do la ilaha illah Allah:
Ibn ‘Abbâs disse:
“É aquele que é adorado e venerado por toda a criação”.
Ou quando disse:
“Allah é a divindade que é adorada por toda a criação”.
No livro “Al-Ifsâh” as palavras seguintes são mencionadas de Al-Uazîr Abû Al-Mudfir quando disse:
“O testemunho de que não há nenhuma divindade exceto Allah” indica que quem pronuncie esta frase deve necessariamente conhecer que não existe outro deus alem de Allah , tal como disse em Seu livro:
     
“Saiba que não há outra divindade alem de Allah”. (47: 19).
Que pronuncia o testemunho de fé deve ter consciência de sua verdade, e isto não pode ser alcançado sem o conhecimento completo do seu significado e implicações. Disse Allah no Alcorão Sagrado:
      

“só o possuem aqueles que testemunham a verdade e a reconhecem”. (43: 86).
O nome de Allah, na realidade, indica a divindade, na qual não é atributo nada mais. O benefício disto é que esta frase implica na incredulidade nos Tagût e a Fé em Allah , já que ao negar a divindade de tudo exceto Allah faz descrer nos Tagût e crê em Allah sem dúvida alguma.
Abû ‘Abdullah Al-Qurtubî no seu Tafsîr da frase “Não há outra divindade alem Allah” disse:
“Que dizer, não há quem deva ser adorado além d’Ele”.
Sheîk Al-Islam Ibn Taîmîah comentou:
“deus ou divindade" é o que é adorado e é obedecido, porque Deus é aquele que é divinizado, e a divindade é a que merece ser adorada. O fato de que mereça ser adorada, é porque se descreve com atributos tais que o convertem em merecedor do amor total e da submissão completa. O Deus é aquele é amado, adorado, e tem sido venerado dentro do coração, é temido e desejado, para o qual se recorre ante as desgraças e os infortúnios, a qual se implora e roga ante as necessidades, a qual é recomendado antes todos os assuntos, aquele cuja recordação tranqüiliza o coração, e tudo isso não é possível se não em Allah , unicamente. Por isto a frase: Lâ ilâha illa Allah é considerado a verdade máxima, e aqueles que são partidários desta frase, são partidários de Allah , e aqueles que negam não são senão os inimigos de Allah . Por isso se esta frase se solidifica no servo, todos seus assuntos estarão corretos, mas se não é alcançado seu significado, então não é mais que a corrupção do conhecimento e das obras desta dita pessoa”.
Al-Baqa'î disse:
“A Shahâda Lâ ilâha il-la Allah significa a negação absoluta de que algo ou alguém com exceção de Allah mereça ser adorado. Porque Lâ ilâha il-la Allah é a mais grandiosa recordação, que salva dos tormentos e dificuldades do Dia do Juízo Final”.

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